Ensino de Proteínas


O que são Mapas Conceituais?

 

Em 1960, o prof. Novak desenvolveu uma técnica de mapeamento de conceitos, baseado na TAS de Ausubel. Os mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, e mostram a relação entre conceitos ligados por palavras, em um domínio especifico de conhecimento. Consistem então na organização hierárquica de conceitos: partimos do conceito mais abrangente, que se ramifica para os conceitos mais específicos e menos inclusivos.

Segundo Moraes (2002), os MC são um procedimento essencialmente cognitivista. Eles evidenciam as relações entre conceitos-chave, conforme a compreensão de um determinado tema. Porém, podemos fundamentá-los numa abordagem construtivista, pois na predisposição do aluno a organizar o conhecimento, surge a própria construção dele dos significados.

 

 (MOREIRA, 2006)

No mercado, encontram-se diversos softwares que servem como ferramenta para a diagramação de MC, como o freeware CMap Tools®. A construção de MC é um importante recurso auxiliar tanto para o aluno (aprendizagem) quanto para o ensino (professor). O mapa conceitual abaixo ilustra a contribuição dos mapas conceituais no papel de ferramentas de auxílio para alunos e professores: