Ensino de Proteínas


Aprendizagem Significativa

 

     A aprendizagem é um processo que culmina na ampliação da estrutura cognitiva do estudante, através da incorporação de novas idéias àquelas pré-existentes. Dependendo da relação entre as idéias, pode ocorrer uma aprendizagem significativa ou uma aprendizagem mecânica (CRUZ, 2001). A teoria da aprendizagem significativa foi postulada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel, por volta da década de 60, e está centrada basicamente na teoria cognitivista da aprendizagem. Em uma aprendizagem significativa não acontece apenas a retenção da estrutura do conhecimento, mas se desenvolve a capacidade de transferir esse conhecimento para a sua possível utilização em um contexto diferente daquele em que ela se concretizou (TAVARES, 2005).

                “Se tivesse que reduzir toda a psicologia educacional a um só princípio, diria o seguinte: o fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe. Descubra isso e ensine-o de acordo.” (AUSUBEL, 1968).

    Quando o aluno associa a nova informação ao conjunto de idéias que ele já conhece, temos uma aprendizagem significativa. Este aspecto que permite a associação da nova idéia é um aspecto relevante ao contexto da vez, ou seja, o fator que mais influencia na aprendizagem do tema é o que o aluno já tem em sua estrutura cognitiva. O estudante, então, deve ser ensinado de acordo, para que agregue significado novo ao que já possui e dê novo sentido ao conteúdo aprendido, num processo interativo (NOVAK, 1998).

    Se uma informação não é apreendida de modo significativo, sua captação torna-se mecânica. Ao contrário da aprendizagem significativa, as informações são apreendidas praticamente sem interagir com as informações relevantes presentes na estrutura cognitiva. A nova informação é armazenada de maneira arbitrária e literal (MORAES, 2002).

 

O conceito central da teoria de Ausubel é o de “aprendizagem significativa”, um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto especificamente relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo, o subsunçor. Essa palavra não existe em português; trata-se de uma tentativa de aportuguesar a palavra inglesa “subsumer” cujo significado se aproxima de inseridor, facilitador ou subordinador.

     A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Para Ausubel (1968), é possível  identificação de quatro tipos de aprendizagem:

    (1)   significativa por recepção: o aprendedor recebe conhecimentos e consegue relacioná-los com os conhecimentos da estrutura cognitiva que já possui;

    (2)   significativa por descoberta: o aluno chega ao conhecimento por si só e consegue relacioná-lo com os conhecimentos anteriormente adquiridos);

    (3)   mecânica por recepção: o aluno recebe conhecimentos e não consegue relacioná-los com os conhecimentos que possui na estrutura cognitiva  e

    (4)   mecânica por descoberta: o aluno chega ao conhecimento por si só e não consegue relacioná-lo com os conhecimentos anteriormente adquiridos (WAAL, 2004).

    Abaixo, segue um mapa conceitual do processo de "aprender significativamente":